Kilamba24horas

Acidentes de viação deixam 60 mortos

 Acidentes de viação deixam 60 mortos

Os 248 acidentes de viação, ocorridos no país, de 14 a 21 do corrente mês, deixaram 60 mortos e 319 feridos.

De acordo com o chefe de secção de Rádio e Televisão da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Vicente, os acidentes foram causados, fundamentalmente, por excesso de velocidade e falta de atenção dos peões, durante a travessia das estradas. Acrescentou que as províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla são as que mais acidentes registaram.

Durante o período em referência, referiu, foram apreendidas 261 viaturas, 684 motorizadas, 1.049 cartas de condução, 684 verbetes, 952 livretes, 460 títulos de registo de propriedade, bem como multados 3.070 automobilistas, por diversas infracções ao Código de Estrada. As multas estão avaliadas em mais de 14 milhões de kwanzas.

Segundo Venâncio Vicente, de 14 a 21 do corrente mês, foram apreendidas 39 armas de fogo, na sua maioria nas províncias de Luanda, Lunda-Norte, Benguela e Huambo, e detidos 559 indivíduos, sob suspeita de estarem envolvidos em vários crimes, como de homicídio voluntário (25 casos), roubo (110), furto (235), ofensas corporais (147) e agressão sexual (22). Durante o período em análise, foram encaminhados a tribunal 350 cidadãos, que foram julgados de forma sumária.

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o fim de semana, 41 ocorrências, que causaram a morte de oito cidadãos.

O porta-voz daquele órgão do Ministério do Interior, intendente Félix Domingos, disse que, das oito mortes, quatro foram causadas por afogamento em rios, três por acidentes de viação e um suicídio por enforcamento.

Os Bombeiros registaram, ainda, 12 incêndios, sendo oito em Luanda, ao passo que as províncias do Cunene, Cuanza-Norte, Huambo e Cabinda registaram um caso cada. O intendente Félix Domingos acrescentou que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros interveio em cinco bloqueios de porta, sendo quatro em residências e uma em viatura, bem como em dois casos de invasões de abelha, nas províncias Malanje e Benguela.

Acrescentou que, durante o final de semana, os Bombeiros evacuaram para os hospitais 94 cidadãos.