Felizardo Ambrósio “Miller”, extremo poste do 1º de Agosto, foi repescado pelo seleccionador nacional, Josep Clarós “Pep”, para disputar a primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, na cidade de Benguela, em substituição do extremo poste do Sporting Clube de Portugal, António Nicolau Monteiro.
“Miller”, como é carinhosamente chamado nas lides da “bola ao cesto, foi chamado de emergência pelo “comandante” dos hendecacampeões africanos, face à indisponibilidade de António Nicolau Monteiro, que já representou as selecções jovens de Portugal.
Devido a aspectos administrativos, que não foram devidamente tratados, o jogador angolano, que manifestou vontade de representar o “cinco” nacional, vê o sonho temporariamente adiado.
Felizardo Ambrósio “Miller”, atleta que tem sido alvo de muitas lesões nas últimas temporadas, seguiu ontem para a cidade das Acácias Rubras, e já trabalha com o grupo às ordens de Josep Clarós “Pep”.
Curiosamente, o seleccionador nacional vai disputar a primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023 tripartida (Filipinas, Japão e Indonésia), apenas com a prata da casa.
Dos catorze jogadores que trabalham nesta altura sob batuta do treinador catalão, seis disputaram a fase final da 30ª edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol sénior masculino, Afrobasket, decorrido nos meses de Agosto e Setembro do ano em curso, em Kigali, capital do Rwanda.
Trata-se de Glofate Buiamba, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Teotónio Dó, Childe Dundão, Aboubakar Gakou e Jilson Bango.
Carlos Morais, Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos e Leonel Paulo, que também disputaram o Afrobasket de Kigali e faziam parte da convocatória, foram afastados do grupo devido a lesões.
Entretanto, o combinado nacional realiza hoje, no Pavilhão Matrindindi, mais duas sessões de treino, na projecção da primeira janela de qualificação para a Copa do Mundo de 2023.
O aprimoramento da componente física, sem esquecer os aspectos técnicos e tácticos, têm dominado as sessões de treino dos hendecacampeões africanos.
Angola defronta, na estreia, a Costa do Marfim, actual campeã africana, no dia 26 do mês em curso.
