Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Unitel lança o serviço “Money”e banda 5G
A Unitel – Serviços de Pagamentos Móveis (SU), S.A., empresa detida 100 por cento pela operadora de telefonia móvel Unitel, S.A., lançou, quinta-feira, na província de Luanda, um ciclo de sessões de esclarecimento sobre o “Unitel Money”.
A iniciativa visa dar a conhecer o serviço à população, facilitar os seus movimentos financeiros, além de ajudar a reduzir as numerosas filas que se registam nos ATM (Terminais de Atendimento Multicaixa) e bancos comerciais.
A Unitel S.A. (Angola) e a Ericsson (Nasdap: Eric) anunciaram, ontem, em Luanda, a conclusão, com sucesso, da primeira chamada de dados 5G (cinco Gigas) em Angola, utilizando um espectro de banda média alocado de 3,5 GHz (Gigahertz).
A infra-estrutura do espectro 5G utilizado é suportada por tecnologias de “Core” e Acesso de Rádio 5G Ericsson, para redes NSA (Non Stand Alone). Estas soluções permitem um rápido lançamento no mercado do espectro 5G, aproveitando a infra-estrutura de rede existente e concentrando-se na banda larga móvel, aprimorada para fornecer maior largura de banda de dados e conectividade confiável, nomeadamente a Internet.
Esta implementação deve mostrar o enorme potencial que o 5G tem, para colmatar o fosso digital em Angola. Ao fornecer cobertura de banda larga até à última milha por meio de casos de uso, como o acesso sem fio fixo (FWA), o 5G está definido para contribuir significativamente para uma economia digital mais inclusiva no país.
Amílcar Safeca, administrador da Unitel, disse, a propósito, que a empresa está empenhada em explorar todo o potencial da tecnologia 5G, para levar a patamares ainda mais altos a experiência dos clientes na utilização dos seus serviços. “Esta conquista é um marco em direcção a essa ambição e contamos com a colaboração contínua dos nossos parceiros tecnológicos, para tornar, em breve, a oferta comercial do 5G uma realidade no país”, realçou.
Já Hossam Kandeel, director-geral da Ericsson Angola, disse que o sucesso da chamada 5G demonstrou a capacidade da infra-estrutura de rede da Unitel, para a eventual introdução de serviços 5G. “Tendo apoiado a Unitel com tecnologia celular avançada e confiável por quase duas décadas, estamos comprometidos em trabalhar juntos, para desenvolver e aprimorar ainda mais a sua infra-estrutura de rede e preparar o caminho para o lançamento comercial de 5G”, concluiu.
A demonstração do sucesso faz parte do “Acordo-quadro” de três anos, que a Unitel assinou com a Ericsson, no início deste ano, para preparar a sua infra-estrutura para os futuros serviços 5G em Angola. O teste serve como um marco significativo para a introdução do 5G e destaca as possibilidades de aplicações da Indústria 4.0 no país.