Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Sri Lanka está sob Estado de Emergência
O Presidente interino do Sri Lanka declarou, este segunda-feira, o Estado de Emergência, o que o dá ampla autoridade para reprimir os novos protestos que exigem a sua renúncia.
Anil Wickremesinghe tornou-se Presidente interino na sexta-feira, após o anúncio da renúncia por parte do anterior Chefe de Estado, Gotabaya Rajapaksa, que fugiu para as Maldivas e mais tarde para Singapura.
A imposição do Estado de Emergência surge numa altura em que continuam os protestos, que já duram há mais de 100 dias, e que agora exigem também a demissão de Wickremesinghe.
O Decreto de Emergência permite a Wickremesinghe implementar regulamentos para a manutenção da segurança e ordem pública, para reprimir motins e para assegurar o fornecimento de bens essenciais.
O decreto dá poderes ao Presidente interno para autorizar detenções, arresto de propriedade e buscas domiciliares, assim como a alteração ou suspensão de qualquer lei vigente.
O Parlamento do Sri Lanka reuniu-se no sábado para iniciar o processo de escolha de um novo líder para cumprir o mandato de Rajapaksa. As candidaturas serão apresentadas hoje e, se houver mais de um concorrente, os deputados votarão amanhã para se encontrar o líder do país.