Kilamba24horas

Sismo abala Jacarta e provoca 162 mortos

 Sismo abala Jacarta e provoca 162 mortos

As autoridades da Indonésia contabilizaram 162 mortos e 700 ficaram feridos depois de um sismo de magnitude 5,6 na escala de Ritcher ter abalado,esta segunda-feira, a capital do país, Jacarta, durante vários segundos, avançou a Sky News. Vários prédios na cidade foram evacuados.

Anteriormente, o chefe da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Suharyanto, tinha referido que havia “46 mortos” no Hospital Regional de Cianjur e cerca de 700 feridos. Muitos ficaram feridos porque foram atingidos no desabamento dos edifícios”.

O terramoto foi sentido fortemente na área metropolitana de Jacarta. Os arranha-céus da capital balançaram e alguns foram evacuados.

“O terremoto foi tão forte. Os meus colegas e eu decidimos sair dos nossos escritórios no nono andar usando as escadas de emergência”, disse Vidi Primadhania, um trabalhador que estava no Sul de Jacarta.

O sismo também causou danos a várias residências e infra-estruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 milhas de Jacarta, onde os moradores sentiram, igualmente, os tremores, segundo relatos de usuários nas redes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que acompanha uma actividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13h21 locais e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170 mil pessoas.

A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia. Os terramotos ocorrem com frequência em todo o arquipélago, mas é incomum que sejam sentidos em Jacarta.