Kilamba24horas

Selecção começa a esboçar hoje jogo frente à RCA

 Selecção começa a esboçar hoje jogo frente à RCA

Uma sessão ligeira de treinos marca, hoje, às 8h00, o arranque dos trabalhos da Selecção Nacional de Futebol de honras, visando o desafio frente à RCA, a 1 de Junho, no Estádio 11 de Novembro, referente à primeira jornada do Grupo E das eliminatórias ao CAN de 2023, na Costa do Marfim.

Concentrado desde ontem no Hotel Victoria Garden, o combinado nacional às ordens de Pedro Gonçalves espera dar início ao esboço da estratégia, tendo em vista a consolidação do objectivo de começar com vitória a campanha rumo à presença na próxima Taça Africana das Nações.

O primeiro dia de trabalhos deve ser marcado por muitas ausências, entre profissionais que actuam na diáspora e os da competição doméstica, em virtude de alguns campeonatos estarem, ainda, em fase de conclusão, como é o caso do Girabola. Os atletas que evoluem na Liga Portuguesa serão os primeiros a integrar a concentração, enquanto Buatu, Estrela e João Batxi serão os últimos  porque têm compromisso com os respectivos clubes nos dias 28 e 29 do mês em curso.

Buatu e Estrela vão jogar a segunda mão de qualificação à final do apuramento à primeira divisão na Turquia e, depois, caso tenham acesso à final, jogam o desafio decisivo no dia 2 de Junho, datas que colidem com o compromisso da selecção, enquanto Batxi disputa no dia 29 a segunda-mão do ‘play-off’ pelo Chaves.

O seleccionador nacional quer vencer o jogo de estreia, em Luanda, antes de enfrentar o Madagáscar, no próximo dia 4 de Junho.

“É importante começar bem. Estamos cientes daquilo que é o nosso crescimento desportivo. A grande maioria dos jogadores volta a estar presente neste grupo para os trabalhos, e isso dá-nos coerência para o que estamos a fazer”, disse, Pedro Gonçalves.

Embora confiante, o técnico português ao serviço do combinado nacional pede cautelas na abordagem ao adversário de estreia, porque considera a RCA uma selecção forte e que começou a se preparar há bastante tempo.

Pedro Gonçalves alertou para o facto de a RCA estar a desenvolver um conjunto de acções com jogadores que evoluem no exterior daquele país. “Estão completamente engajados e com objectivo de chegar ao CAN”, afirmou.

Convocados

Para a “operação RCA”, foram chamados 29 jogadores, com destaque para o regresso aos convocados de Gelson Dala, oito meses depois da última presença na Selecção.

Entre as novidades, realce para os jovens Danilson e Julinho, ambos com 23 anos, e os centrais Gigli Ndefe, do Banik Ostrava, da República Checa, e Victoriano, do Sagrada Esperança, e o médio Higino, do Interclube.

Integram a lista, os guarda-redes Kadu, Hugo Marques e Ricardo Baptista, os defesas Tó Carneiro, Jonathan Buatu, Eddie Afonso, Kinito, Gigli Ndefe, Victoriano, Danilson e Kialonga Gaspar, os médios Fredy, Beni, Batxi, Show, Mário Balbúrdia, Higino, Megue, Lokukessa e Estrela, e os avançados Yano, Zine, Hélder Costa, Ary Papel, Nelson da Luz, Capita, Julinho, Zito Luvumbo e Gelson Dala.