Kilamba24horas

Registo Eleitoral Oficioso chega ao exterior do país

 Registo Eleitoral Oficioso chega ao exterior do país

A cerimónia oficial do início da actualização do Registo Eleitoral Oficioso dos cidadãos angolanos residentes no exterior do país terá lugar hoje, segunda-feira (17), na Cidade do Cabo, na África do Sul, num evento a ser presidido pelo ministro da Administração do Território, Marcy Lopes.

O governante será acompanhado pela embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, e pelos secretários de Estado das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, e da Justiça, Orlando Fernandes.
Estima-se que sejam ao todo 450 mil angolanos no estrangeiro, número que será confirmado com o registo que se estenderá até 31 de Março e o único documento válido para o efeito é o Bilhete de Identidade.
Segundo dados oficiais a que o Jornal de Angola teve acesso, junto da Embaixada naquele país vizinho, indicam, provisoriamente, que na Cidade do Cabo, onde reside a maior comunidade angolana na África do Sul, são 11.350 cidadãos maiores de 18 anos, seguida de Joanesburgo com 6.176 e Pretória com 452 antes do registo.
Nos últimos dias, uma equipa de avanço dos ministérios da Administração do Território e da Justiça e dos Direitos Humanos, além da Embaixada de Angola na África do Sul e dos consulados gerais em Joanesburgo e Cidade do Cabo têm trabalhado na mobilização da comunidade.
O programa prevê palavras de boas-vindas da embaixadora Filomena Delgado, o registo simbólico dos primeiros angolanos na diáspora e explicações do processo pelo ministro Marcy Lopes que, de seguida, terá um briefing com a imprensa nacional e estrangeira.