Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Projecto “KK 5.800” vai ter mais habitações
O projecto KK 5.800, na centralidade do Kilamba, vai passar para 10.800 habitações, entre apartamentos e vivendas em construção e reabilitação, numa iniciativa que fica concluída até 2026, anunciou sábado, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Habitação (INH).
Silva Neto disse, no final de uma visita do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Calunga, ao projecto KK 5.800, que nesta fase existem 265 apartamentos recuperados e 174 vivendas recuperadas, que foram totalmente reabilitados.
Até 2026, continuou, o INH pretende ter as ruas todas do projecto pavimentadas e os estão em curso as obras para a melhoria do sistema de esgotos. “A meta é que a urbanização conte, no futuro, com serviços diferenciados, de modo a dar mais comodidade aos moradores”.
Falta de pagamento
Actualmente, lamentou, muitos membros do Conselho da Juventude que receberam residências no projecto Vida Pacífica não estão a pagar as rendas resolúveis. “É triste. O Estado quer beneficiar os jovens e muitos deles não pagam nada”, disse.
Para inverter o quadro, realçou, estão a ser feitos trabalhos de sensibilização. “Todos os fins de semana temos um escritório móvel, com técnicos, para sensibilizar os moradores a fazerem os pagamentos”, informou.
Com tal iniciativa, acrescentou, têm conseguido obter algum sucesso. “Muitos já começaram a pagar. O objectivo é ter um número ainda maior. Por isso, temos estado a trabalhar com o CNJ”, frisou.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Calunga, reconheceu o trabalho que o Executivo tem desenvolvido em prol da juventude e pediu aos residentes da centralidade da Vila Pacifica a honrarem com os pagamentos.