Kilamba24horas

Presidente da República inaugura unidade hospitalar de referência

 Presidente da República inaugura unidade hospitalar de referência

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, no distrito de Calumbo, município de Viana (Luanda) , o Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), com mil e 300 camas, para tratamento de pacientes com COVID-19, tuberculose, HIV/SIDA e malária.

Após o corte da fita, que simbolizou o acto inaugural da primeira fase da infraestrutura , o Chefe de Estado, acompanhado de alguns membros do Executivo, percorreu algumas áreas de atendimento e prestação de serviço da referida unidade hospitalar.

Construído de raiz numa área de 62 mil metros quadrados, a unidade  comporta 73 leitos para cuidados intensivos,  equipados  com monitores, ventiladores, bombas para alimentação, seringas infusoras, máquinas de hemodiálise e aquecedores.

O CETEP, unidade hospitalar a nível do país com maior número de camas, tem ainda áreas de diagnóstico com laboratórios clínico de alta competência microbiologia, antibiograma, de biologia molecular , bem como refeitório , cozinha, lavandaria  e um heliporto.

Possui três naves com dormitórios e 200 residências para alojar grande parte dos seus funcionários.

Conta também com oito veículos, entre os quais dois autocarros para transporte dos funcionários e duas ambulâncias .

No concernente a conservação do meio ambiente, nesta unidade que está localizada na zona próxima ao rio Kuanza, foram tidas em conta todos os aspectos do tratamento das águas, resíduos sólidos e líquidos.

A segunda fase da unidade hospitalar, cujo terreno já está disponível, contemplará uma infra-estrutura com áreas com serviços de urgência, imagiologia, três blocos operatórios uma enfermaria para 30 internados .

Terá ainda uma unidade de cuidados intensivos e uma áreas de pediatria com 14 camas, centro de formação e um auditório para 300 pessoas .

Para a terceira e última fase está prevista a construção de um laboratório central, uma nave para conversação de vacinas , enfermaria para 70 internados dividido em dois edifícios .