Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Polícia Nacional desmantela supostos grupos de marginais no município de Belas
As forças do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional desmantelou recentemente vários supostos marginais, que praticavam crimes diversos, incluindo lutas na via pública e assaltos a residências no município de Belas.
Segundo o porta-voz da instituição, Nestor Goubel, a detenção é resultante das várias acções realizadas no mês de Novembro, no quadro da “Operação Lussolo”. As operações, destacou, permitiram ainda apreender 35 armas de fogo, 16 viaturas, 187 motorizadas, 13 televisores e 23 botijas de gás.
Micro-operações
Durante o final de semana, a Polícia Nacional, em Luanda, realizou 11 micro-operações que resultaram no esclarecimento de 53 crimes, com realce para 16 roubos, dois homicídios e dois crimes de ofensas à integridade física.
No quadro da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, os efectivos apreenderam 13 motorizadas e duas viaturas. No total, 443 automobilistas foram sancionados com multas por diversas infracções ao Código de Estrada.
Em relação à sinistralidade rodoviária, a corporação registou nove acidentes de viação, causados por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em dois mortos e 15 feridos, assim como danos materiais avaliados em mais de 15 milhões de kwanzas.
A Polícia Nacional deteve ainda um total de 57 automobilistas, com idades entre os 23 e 56 anos, por condução em estado de embriaguez, desobediência e resistência aos agentes da ordem pública, todos encaminhados ao Tribunal para julgamento sumário.
Serviço de Bombeiros regista 15 mortes
O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) registou, no final de semana, 55 ocorrências, entre as quais 15 vítimas mortais, sete por presumíveis afogamentos, três por acidentes de viação, dois por desabamento de residências, dois por descargas atmosféricas e um caso por deslizamento de terra.
O porta-voz do SNPCB disse que durante o período em análise, a corporação registou 17 extinções de incêndios, sete presumíveis afogamentos, seis invasões de abelhas, quatro desbloqueios de portas.
Félix Domingos informou que dos oito feridos registados, quatro foram por acidentes de viação, dois por agressões físicas, um por ataque de animal e outro por explosão de engenho. Além disso, realçou, foram realizados 88 atendimentos pré-hospitalar que culminaram com evacuações para diferentes unidades hospitalares, das quais 40 em Luanda.