Kilamba24horas

Moradores do Morro dos Veados e Ramiros com dificuldades de acessar as vias

 Moradores do Morro dos Veados e Ramiros com dificuldades de acessar as vias

Os moradores dos bairros dos distritos urbanos do Cabolombo, Morro dos Veados e Ramiros enfrentam dificuldades para acessar outras zonas da cidade de Luanda, devido aos charcos de água das chuvas nas estradas e o alargamento de ravinas.

Na sequência das chuvas que caem sobre Luanda, as dificuldades de circulação é mais acentuada nos bairros da Zona Verde-3, Macuia, Mundial, Kididi, Salina, Macuia, Jacaré-1 e 2, Cuca, Kitona, Salinas e Tombo.

Numa ronda efectuada,  constatou que na Zona Verde-3, Cabolombo, um bairro modelo em termos de autoconstrução dirigida, a maior parte das vias encontram-se  ´´intransitáveis“  e com ravinas em progressão.

Por sua vez, nos bairros dos distritos do Morro dos Veados e Ramiros, com ruas desestruturadas e residências construídas na sua maioria anarquicamente, a situação é muito mais grave.

Como exemplo, para chegar a outras zonas da capital, através da EN-100/sul, rua Dr. Eduardo Costa Gabriel, recentemente reinaugurada, ou a avenida Fidel de Castro, o serviço de táxis é feito por carrinhas adaptadas com bancos.

Alguns condutores destas viaturas disseram que os táxis convencionais evitam prestar serviços nestas vias, sob pena de danificar severamente os automóveis.

O Plano de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para Luanda prevê a reabilitação de 100 quilómetros de estrada, no quinquénio 2022/2027, no município de Belas.