Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Malanje: Igreja Metodista quer adesão dos fiéis ao registo eleitoral
A Igreja Metodista Unida da Conferência Anual do Leste de Angola, quer a adesão dos seus fiéis e cidadãos comuns, ao registo eleitoral oficioso em curso no país, enquanto dever de cidadania.
O apelo foi feito no dia de ontem, nesta cidade, pelo secretário do distrito da missão do Quiongua da referida Igreja, reverendo Alcher da Silva, tendo reiterado que o registo eleitoral é um dever obrigatório de todo o cidadão nacional e dá o direito do exercício de voto nas eleições de 2022. O reverendo fez este apelo durante uma missa de acção de graças enquadrada nas comemorações do dia do Episcopado Angolano, assinalado a 21 deste mês, com a participação de mais de mil fiéis.
O prelado apelou ainda para a adesão à vacina contra a Covid-19 e seguimento das medidas de prevenção da doença.
Precisou que a participação dos fiéis metodistas na vida do país e o cumprimento das orientações do governo demonstra que a igreja não se cinge apenas em actividades religiosas, mas também em acções de unidade, cidadania, democracia e patriotismo.
Por outro Alcher da Silva manifestou o interesse da Igreja Metodista em continuar a trabalhar na moralização e união das famílias e da sociedade, sobretudo na condução da juventude a uma vida sadia e consciente de que sem esforços e sem trabalho não se pode atingir o sucesso pessoal nem o desenvolvimento do país.
Relativamente ao dia do Episcopado Angolano, o prelado apontou a intenção da Igreja propor ao Executivo a inscrição da efeméride no calendário nacional como dia de celebração ou reflexão, uma vez que representa uma das etapas do alcance da independência nacional.
A missa visou enaltecer os feitos do primeiro bispo Angolano da igreja metodista unida, Emílio Júlio Miguel de Carvalho, eleito a 30 de Agosto de 1972, em Limbe (Malawi).
A sua consagração aconteceu a 21 de Outubro de 1972, data que deu lugar ao dia do Episcopado Angolano.