Kilamba24horas

Legalização do Bairro 5 Fios condiciona a implementação de infra-estruturas sociais no território

 Legalização do Bairro 5 Fios condiciona a implementação de infra-estruturas sociais no território

A falta de legalização do Bairro 5 Fios, no Distrito Urbano do Kilamba, é apontada como um dos factores que condiciona a implementação de infra-estruturas ao longo de todo o respectivo território, segundo o Administrador do Kilamba, Hélio Aragão.

De acordo com o que é revelado, a Administração e o Governo Provincial de Luanda já trabalham para que os serviços básicos possam chegar dentro de pouco tempo no Bairro 5 Fios.

Para os moradores do bairro, em entrevista ao KILAMBA 24 HORAS, denunciam a falta de serviços básicos e onde têm que caminhar longas distâncias para conseguirem água potável e acesso a educação.

“Temos aqui inúmeras dificuldades, com realçe para a dificuldade da água e da luz”, disse a anciã Miranda Xongoleve, moradora do bairro.

A falta de transporte público é um outro problema que afecta directamente os moradores, visto que a zona não tem asfalto e dificulta a circulação no bairro 5 Fios.

Segundo os moradores em declarações aos jornalistas do KILAMBA 24 HORAS, a zona “carece de escolas públicas do ensino primário e secundário” bem como “a construção de um hospital mais próximo do bairro, para evitar que os moradores percorram longas distâncias para assistência médica, em casos de urgência”.

De informar ainda que os moradores queixaram-se da falta de postes de iluminação pública e esquadras policiais, o que tem influenciado no aumento da delinquência.