O Distrito Urbano do Kilamba volta a ser o “centro” do basquetebol africano sediando a última Janela de qualificação ao Campeonato do Mundo deste ano na Ásia (zona africana), de 20 a 28 de Fevereiro, propriamente no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com capacidade para 12.720 espectadores.
Segundo o que o KILAMBA 24 HORAS apurou, a informação foi revelada pelo vice-presidente do órgão reitor da modalidade no país, Sílvio Lemos, confirmando o aval da Federação Internacional (FIBA) e do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).
A última janela de apuramento ao mundial custará aos cofres do Estado entre 200 a 300 mil dólares americanos, segundo uma entrevista que o presidente da FAB, Moniz Silva, concedeu, em período anterior, ao programa “Domingo Desportivo”, da Televisão Pública de Angola (TPA).
Nas qualificativas, Angola ocupa a segunda posição da tabela classificativa do grupo E, com 12 pontos, contra 14 da Côte d´Ivoire, na liderança. A série é constituída ainda por Cabo Verde, Nigéria, Guiné e Uganda.
O Egipto vai organizar, na mesma altura, a série F, que integra o Sudão do Sul, Senegal, Tunísia, RDC e Camarões.
Qualificam-se para o Campeonato do Mundo na Ásia os dois primeiros classificados de cada grupo de seis selecções cada e mais o melhor terceiro colocado no cômputo geral, totalizando as cinco vagas que o continente tem direito.
Os angolanos já disputaram os mundiais de Espanha (1986), Argentina (1990), Canadá (1994), Estados Unidos da América (2002), Japão (2006), Turquia (2010), Espanha (2014) e China (2019).
O evento mundial, a realizar-se em três países, designadamente Indonésia, Filipinas e Japão, de 25 de Agosto a 10 de Setembro deste ano, terá a participação inédita de 32 selecções.
A Espanha é a campeã em título.
