O candidato do MPLA às eleições do dia 24 deste mês preside hoje, no bairro Ritondo, em Malanje, a um acto político de massas, no âmbito da campanha eleitoral. João Lourenço chegou, na tarde de terça-feira, à província de Malanje. Esta manhã, todos os caminhos vão dar ao largo adjacente aos Caminhos-de-Ferro de Luanda, local escolhido para acolher o comício.
Milhares de pessoas, entre militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, são esperados no acto, para ouvir de João Lourenço as linhas de força do programa de governação para os próximos cinco anos.
O primeiro-secretário do Comité Provincial de Malanje do partido, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, informou que “o Presidente João Lourenço encontrou uma província que sempre nutriu um carinho especial pelo MPLA e pelo seu líder”.
As ruas da cidade estão coloridas de vermelho e preto. Desde a chegada da comitiva do presidente, um ambiente repleto de euforia tomou conta dos militantes que, através de canções, enaltecem a figura do seu líder.
Nas últimas Eleições Gerais, em 2017, o MPLA foi o vencedor em Malanje, ao conseguir 162 219 votos, correspondentes a 76,53 por cento de todos válidos. Com este resultado, o partido elegeu os cinco deputados do círculo provincial, proeza que quer repetir no dia 24 deste mês. Nas posições imediatas do pleito passado ficaram a UNITA, com 10,70 por cento, CASA-CE (8,88%), PRS (1,95%), FNLA (1,28%)e APN (0,58%).
Nas eleições do dia 24, além destas cinco formações políticas, o MPLA conta igualmente com a concorrência demais dois parti-dos, designadamente o P-NJANGO, de Dinho Chingunji, e PHA, de Florbela Malaquias , que se estreiam em eleições.
