Fora das pistas, a prioridade da Ferrari para a temporada de 2023 da Fórmula 1 é garantir a extensão de contrato de Charles Leclerc. O vínculo actual do monegasco com a escuderia italiana tem validade até o fim do próximo ano e a equipa de Maranello já começa a traçar os planos futuros com relação à questão.
Outro problema, de acordo com o site Formu1a.uno, diz respeito à reposição. Na avaliação interna da escuderia italiana, não há nenhum piloto na Academia que seja capaz de imediatamente se adaptar à principal categoria de automobilismo do mundo e entregar resultados relevantes ‘logo de cara’.
A Ferrari confia totalmente no carro de 2023 para seu plano de manter Leclerc. Os dados iniciais do simulador animam e muito — se o bólido da escuderia for capaz de constantemente lutar no pelotão da frente e angariar vitórias, a tendência é que a renovação de contrato do monegasco se resolva rapidamente.
Caso contrário, a equipa de Maranello vai ter como prioridade um plano de contingência para evitar o desgaste com o piloto. Baseada na experiência com Fernando Alonso e Sebastian Vettel, quando os dois veteranos deixaram a esquadra após tentativas falhas de título, a Ferrari quer evitar a todo custo um cenário remotamente parecido.
