Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Falta de energia eléctrica e mobilidade no município de Belas preocupa deputados do MPLA
O presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, constatou, segunda-feira, no município de Belas, situações delicadas ligadas ao sector da Energia Eléctrica e da Mobilidade Urbana.
Durante a visita feita a alguns distritos do município de Belas, o deputado observou que os problemas mais preocupantes estão ligados à distribuição de energia eléctrica domiciliar às famílias do Distrito Urbano de Quenguela e da Barra do Kwanza, além da dificuldade na mobilidade urbana do Distrito Urbano de Cabolombo.
O parlamentar avaliou o grau de execução das principais vias do Cabolombo, entre as quais a 23 de Março, Dr. Sérgio Luther Rescova Joaquim e Uanhenga Xitu. Aproveitou, também, a ocasião para observar os quatro Postos de Transformação (PT) alocados ao Distrito Urbano do Kilamba e ao Distrito Urbano de Quenguela.
De acordo com Virgílio de Fontes Pereira, o programa enquadra-se numa das principais atribuições que tem o grupo de deputados. O Grupo Parlamentar do partido dos camaradas, realçou, tem que olhar para as realizações dos municípios, as dificuldades e os constrangimentos da não execução dos projectos nas comunidades.
Destacou que o organismo deve, também, ter o contacto com as pessoas, a sociedade civil e as comunidades, de modo que possa sentir os anseios do povo e, consequentemente, estar munido de informações e melhor preparado para o debate parlamentar.
A visita, referiu, tem a matriz de envidar esforços para realizar e concretizar as atribuições da Assembleia Nacional. Explicou que o debate político mais estruturado é realizado no Parlamento, onde estão representados os vários partidos, reforçando que a Assembleia Nacional é o único órgão de soberania onde se assiste, se realiza e se materializa o debate político multipartidário.
Virgílio de Fontes Pereira esclareceu que o Parlamento tem, fundamentalmente, três atribuições: uma Legislatura, a outra é atribuição e fiscalização, que serve para observar e saber como o Executivo materializa o Orçamento Geral do Estado (OGE), como materializar as leis que pede para aprovar e a tarefa de representação política, pois os deputados são os representantes do povo.
Por outro lado, o deputado felicitou as autoridades do Poder Local por terem concluído com êxito os projectos do PIIM e, consequentemente, referiu que é gratificante perceber que “um município tão importante como o de Belas tem esse volume de realizações”, onde as obras do programa implementado pelo Governo foram quase todas executadas.
No município de Belas, foram contemplados 20 projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tendo concluído mais do que a metade.
Para o 1º secretário-municipal do MPLA, Wilson Morais, a mobilidade ainda é uma situação que preocupa a administração, porque a única zona com maior facilidade de acesso é no Distrito Urbano do Kilamba.
A avaliação, frisou, é positiva, fundamentalmente, pela visita do Grupo Parlamentar e apelou aos militantes do partido e munícipes, de uma forma geral, que continuem a acreditar no Executivo.