Kilamba24horas

“Falso alarme”. Senado dos EUA evacuado após alerta de possível atirador

 “Falso alarme”. Senado dos EUA evacuado após alerta de possível atirador

Os edifícios com os gabinetes do Senado, perto do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, foram evacuados, esta quarta-feira, após uma alerta para a presença de um homem armado. No entanto, de acordo com a Polícia Metropolitana de Washington, tratou-se de um falso alarme.

“Foi recebida uma chamada para um atirador ativo. Parece ter sido um falso alarme. Não houve feridos nem foi localizado nenhum atirador”, disse o porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, Hugh Carew, citado pela agência de notícias Reuters.

Anteriormente, pelas 15h00 locais (20h00 em Lisboa), a Polícia do Capitólio revelou que os seus agentes estavam a “fazer buscas nos edifícios do Senado e nas suas imediações, em resposta a uma chamada para o 911 [número de emergência]” e apelou aos cidadãos que se mantenham afastados da área enquanto decorre a investigação.

Na rede social Twitter (atualmente conhecida como X), a polícia especificou que “foi comunicado um possível atirador ativo”, mas não havia “quaisquer relatos confirmados de tiros”.

Foi ainda pedido a todas as pessoas que se encontram no interior do edifício para se “abrigarem no local”.

Dentro do edifício Russell do Senado, os polícias retiraram as pessoas, instando-as a saírem do prédio e afastarem-se do local.

Do lado de fora, os turistas observaram dezenas de carros da polícia que cercaram a área, noticiou a agência Associated Press (AP).

Funcionários e jornalistas que trabalham naquele prédio receberam um ‘e-mail’ com instruções para se abrigaram numa sala trancada, permanecerem imobilizados e silenciarem todos os aparelhos eletrónicos.

Quer a Câmara dos Representantes (câmara baixa), quer o Senado (câmara alta) do Congresso norte-americano estão neste momento em período de férias.