O governador de Luanda, Manuel Homem, inaugurou sexta-feira (30), na capital, o primeiro Instituto Médio Técnico de Administração e Gestão, construído no distrito urbano de Vila Verde, município de Belas, o que vai permitir que os estudantes que já terminaram o primeiro ciclo do ensino secundário possam dar sequência aos estudos.
Localizado no bairro Tanque Seco, o Instituto Médio Técnico de Administração e Gestão 5 de Maio, com o número 2.060, tem 12 salas de aula, com capacidade para 864 alunos e vai funcionar nos turnos da manhã e tarde.
Além da área administrativa e pedagógica, sala de informática, biblioteca, quadra desportiva, o instituto conta com um gerador eléctrico industrial e um tanque de água, porque no bairro falta energia eléctrica e água potável da rede pública.
O director municipal da Educação de Belas, Levítico Kiala, disse que as aulas começam na próxima segunda-feira e têm já matriculados 150 alunos, nos cursos de Comércio, Recursos Humanos e Finanças.
Levítico Kiala esclareceu que o processo de matrícula vai continuar, uma excepção, implementada sob orientação do Ministério da Educação, tendo em conta, que muitos candidatos ainda não têm conhecimento da existência do instituto. “Mas acreditamos que, com a inauguração e a divulgação pela imprensa, muitos vão aparecer”, confiou.
A obra custou mais de 200 milhões de kwanzas, em termos de construção e de apetrechamento.
No distrito Vila Verde, o Instituto de Administração e Gestão 5 de Maio é a única escola existente. Outras estão a quatro quilómetros de distância, no distrito do Cabolombo e Sossego, cada um com um complexo escolar.
O distrito de Vila Verde tem apenas oito escolas entre primárias e complexos escolares. Mas em termos de institutos médios técnicos, o do Tanque Seco é o primeiro e único. Nesta altura, o distrito tem carência de 91 professores e 11 funcionários administrativos.
