Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Estrada das salinas em vias de conclusão, garante Ministro
Os trabalhos da Estrada Nacional 100, commumente denominada Troço Salinas-Ramiros, está em vias de conclusão, garantiu o o Ministro das Obras Públicas Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.
Em uma visitade constatação no troço Salinas ao Ramiro, o dirigemte ressaltou os grandes benefícios da estrada que está a ser asfaltada, ligando o bairro Mundial e a Avenida Fidel de Castro Ruz ( Shoprite), município de Belas, numa extensão de oito quilómetros, no âmbito do programa das comemorações dos 47 anos da Independência Nacional.
A empreitada, consignada em Outubro de 2021, tem um prazo de execução de mais 12 meses, e está a beneficiar-se de asfaltagem, passeios, lancis, canais para drenagem de águas das chuvas e sinais de trânsito horizontais e verticais.
Com duas faixas de rodagem, a obra, inserida no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), liga também a EN-100/sul, no desvio do autódromo, faltando a asfaltagem de três quilómetros, que segunda o administrador municipal de Belas, Miguel de Almeida deverá passar para segunda fase.
Anteriormente, o troço reabilitado era muito acidentado e com estas obras vai melhorar a circulação e mobilidade dos munícipes nos bairros Mundial, Tendas, Macua e outros adjacentes dos distritos urbanos do Morro dos Veados, Zona Verde, Salinas e dos Ramiros.
A reabilitação permiti também a ligação automóvel até a EN-100, concretamente na zona dos Ramiros/Museu da Escravatura/Morro dos Veados, visto que não existe, actualmente, alternativas quando a via fica obstruída, para quem sai do Benfica e vice-versa.
A obra empregou faseadamente mais de 70 trabalhadores, de forma paulatina, na sua maioria jovens angolanos, moradores da região.
Um munícipe residentes nos arredores da obra, no bairro das salinas Cardoso Neto, manifestaram-se satisfeitos com a conclusão das obras, permitindo com que a população circule em melhores condições e em pouco tempo.
Já o ancião Mateus Gomes, morador do bairro Mundial, destacou o facto de a entrega da obra acontecer num dia e mês em que é celebrado a Independência de Angola.
Pediu a todos beneficiários da estrada que saibam preservá-la para o bem de todos.