Kilamba24horas

Espanha quer estreitar relações parlamentares com Angola

 Espanha quer estreitar relações parlamentares com Angola

Os deputados da 3ª Comissão da Assembleia Nacional (AN) receberam, quarta-feira, em Luanda, em audiência, o embaixador de Espanha acreditado em Angola, Manuel Lejarreta, que pretende estreitar as relações parlamentares com os representantes angolanos.

À saída do encontro, o diplomata espanhol informou à imprensa que os primeiros contactos, entre os dois países, para estabelecer relações parlamentares, assim como a nível dos partidos políticos, podem acontecer já em Novembro, quando o país formar um novo Governo, em resultado das eleições gerais de domingo (23).

No entanto, Manuel Lejarreta deu nota positiva ao encontro, que serviu também para aprofundar as relações entre a 3ª Comissão da Assembleia Nacional, que trata das questões de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, e a Embaixada do Reino de Espanha em Angola.

“A nossa visita cingiu-se também no aprofundamento das relações com a comissão. Portanto, pensamos ser bastante importante conhecer a composição e o funcionamento da comissão responsável pelas relações in- ternacionais”, salientou Manuel Lejarreta.

Aquele representante europeu fez saber ainda que a Espanha pretende organizar, em Dezembro deste ano, uma reunião de alto nível entre a União Europeia (UE) e os países da União Africana (UA), para reflectirem sobre os investimentos industriais no continente africano, como visão de criação de emprego.

“Consideramos ser um encontro indispensável que, por conseguinte, está pautado no marco da agenda 2063 da UA, que tem como princípio o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a paz, para o encontro de soluções africanas para os problemas africanos, como refere a Carta da própria União Africana. Neste caso,  estamos a analisar actualmente o evento, uma  vez que  gostaríamos que fosse realizado, pois sabemos da sua importância”, pediu Manuel Lejarreta.

Ainda durante as suas declarações, o embaixador espanhol aproveitou o momento para comunicar aos deputados angolanos que o Governo de Madrid assumiu recentemente a presidência rotativa do Conselho da UE, substituindo a Suécia.

“Apontei as áreas que serão prioritárias na política exterior da Espanha ao longo da sua presidência, dos parceiros dos 27 da União Europeia e, por último, dos eventos que vão  ter lugar na nossa presidência”, deu a conhecer Manuel Lejarreta.

Sobre a actual relação com Angola, o representante sublinhou ser estreita e antiga.

“Temos muitas coisas para trabalhar. Basta lembrarmos da visita privada do Presidente da República, João Lourenço, ao Reino de Espanha. Tal visita, significou que a colaboração bilateral dos dois países está em perfeitas condições”, atirou o embaixador.