Várias escolas do ensino primário do municipio do Kilamba beneficiam, desde o primeiro trimestre do Ano Lectivo 2024/2025, do programa de reforço escolar denominado Aprendizagem na Idade Certa (AIC), soube a redacção do KILAMBA 24 HORAS através do Governo Provincial.
Segundo o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, durante um seminário para a apresentação e análise dos resultados da avaliação da linha de base do referido programa Aprendizagem na Idade Certa, o programa tem como objectivo garantir que todas as crianças desenvolvam habilidades de leitura, escrita e matemática entre a 1.ª e 2.ª classes, assegurando, deste modo, um ensino de qualidade no país.
A intenção, disse, é implementar gradualmente o projecto nas 4.350 escolas do Ensino Primário, a nível dos 326 municípios. “É um projecto que está na fase inicial e necessita de um monitoramento rigoroso para que se atinjam os êxitos preconizados”.
A iniciativa visa, igualmente, reforçar a capacitação dos professores para o devido acompanhamento aos alunos. “A questão da aprendizagem deve ser vista com maior responsabilidade e a todos os níveis, para tal é necessário, também, uma forte colaboração dos pais e encarregados de educação”, apelou.
O compromisso da União Africana com a Educação impulsionou, no ano passado, a multiplicação de iniciativas e fóruns internacionais, e estimula maior comprometimento dos Governos e parceiros no combate à crise da aprendizagem no continente, de acordo com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Raquel Ferrão destacou o importante papel desempenhado pelo Ministério da Educação (MED), para a melhoria do processo de aprendizagem, sobretudo no ensino primário.
No Fórum Africano para as Aprendizagens do Ensino Primário, realizado em Kigali, foi possível perceber que a aprendizagem se tornou uma das principais prioridades do continente africano.
A representante do UNICEF em Angola ressaltou que, desde a implementação do programa, no primeiro trimestre do ano lectivo 2024-2025, foi possível testemunhar o envolvimento dos professores, gestores escolares, supervisores, técnicos e quadros municipais e provinciais para a sua efectivação.