Kilamba24horas

Escolas do Kilamba abrangidas no programa Aprendizagem na Idade Certa (AIC)

 Escolas do Kilamba abrangidas no programa Aprendizagem na Idade Certa (AIC)

Várias escolas do ensino primário do municipio do Kilamba beneficiam, desde o primeiro trimestre do Ano Lectivo 2024/2025, do programa de reforço escolar denominado Aprendizagem na Idade Certa (AIC), soube a redacção do KILAMBA 24 HORAS através do Governo Provincial.

Segundo o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, durante um seminário para a apresentação e análise dos resultados da avaliação da linha de base do referido programa Aprendizagem na Idade Certa,  o programa tem como objectivo garantir que todas as crianças desenvolvam habilidades de leitura, escrita e matemática entre a 1.ª e 2.ª classes, assegurando, deste modo, um ensino de qualidade no país.

A intenção, disse, é implementar gradualmente o projecto nas 4.350 escolas do Ensino Primário, a nível dos 326 municípios. “É um projecto que está na fase inicial e necessita de um monitoramento rigoroso para que se atinjam os êxitos preconizados”.
 A iniciativa visa, igualmente, reforçar a capacitação dos professores para o devido acompanhamento aos alunos. “A questão da aprendizagem deve ser vista com maior responsabilidade e a todos os níveis, para tal é necessário, também, uma forte colaboração dos pais e encarregados de educação”, apelou.
O compromisso da União Africana com a Educação impulsionou, no ano passado, a multiplicação de iniciativas e fóruns internacionais, e estimula maior comprometimento dos Governos e parceiros no combate à crise da aprendizagem no continente, de acordo com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Raquel Ferrão destacou o importante papel desempenhado pelo Ministério da Educação (MED), para a melhoria do processo de aprendizagem, sobretudo no ensino primário.
No Fórum Africano para as Aprendizagens do Ensino Primário, realizado em Kigali, foi possível perceber que a aprendizagem se tornou uma das principais prioridades do continente africano.
A representante do UNICEF em Angola ressaltou que, desde a implementação do programa, no primeiro trimestre do ano lectivo 2024-2025, foi possível testemunhar o envolvimento dos professores, gestores escolares, supervisores, técnicos e quadros municipais e provinciais para a sua efectivação.