Kilamba24horas

Detido cidadão em posse de 14 cartões multicaixas roubados

 Detido cidadão em posse de 14 cartões multicaixas roubados

Na terça-feira, 28 de Dezembro, o relógio marcava 9h17´da manhã, quando o ancião Domingos Salvador (nome fictício) chegava ao mercado do Panguila, ali na zona dos bancos, onde, nos Terminais Automáticos de Multicaixa (ATM), as filas eram longas. Mas, apesar disso, aguardou pacientemente até chegar a sua vez.

Uma hora depois, viu-se livre dos que estavam à sua frente, e aproximando-se do equipamento, introduziu o cartão. Mas depois já não sabia o que fazer. Esqueceu-se dos passos seguintes. Sorriu. Levou as mãos à cabeça. Pediu ajuda a quem tivesse disponibilidade para o fazer.

Um jovem, que aparenta ter mais ou menos 28 anos, correu para ajudá-lo, e na hora de devolver o cartão fez um movimento estranho. O ancião, que se limitou a agradecê-lo pelo gesto “caridoso”, não viu, nem desconfiou de nada.

Rafael Setila (nome fictício) trocou o meio de pagamento, transferências ou de levantamento de valores monetários, por um outro idêntico da mesma rede bancária. Alguns cidadãos presentes no local, viram tudo, e denunciaram-no.

Logo à saída da zona onde estão localizados os bancos e, consequentemente, os ATM´s, funciona um posto policial. Rafael não conseguiu fugir. Foi detido ainda dentro do mercado, em posse de vários cartões multicaixas com os respectivos códigos, registados em nome de terceiros.

“A detenção do mesmo deveu-se ao facto dele ter ficado na fila de um ATM de uma agência bancária, na região do Panguila,  tendo de imediato mostrado o interesse em auxiliar um cidadão idoso, que tinha dificuldades em realizar operações financeiras com o cartão multicaixa. Após a operação realizada, o jovem trocou o cartão”, confirmou o porta-voz do SIC no Bengo.

O agente de investigação criminal Peterson Cassule acrescentou que, depois da denúncia feita por testemunhas, o SIC desencadeou várias acções no interior do mercado, que resultaram na localização e detenção do indivíduo. “O jovem é acusado do crime de uso e abuso de cartões de crédito, débito ou garantia”, esclareceu.

Revelou que, os efectivos do SIC apreenderam 14 cartões multicaixas de diferentes agências bancárias, sendo três do BCI, dois do BFA, igual número de cartões do BIC e do Sol, além de outros do Finibanco, BAI, BMF, Banco Económico e BPC, que se encontravam em posse de Rafael Setila.

“Afinal já era trabalho dele”, referiu o porta-voz do SIC no Bengo, para de seguida explicar que, no seguimento das investigações feitas, foi possível determinar que o acusado está presumivelmente envolvido em onze crimes da mesma natureza, tendo causado prejuízos acima de nove milhões de kwanzas.

“Os respectivos processos-crimes correm os seus trâmites no Departamento de Delitos Fiscais e Financeiros do SIC, aqui na província do Bengo”, garantiu.