Kilamba24horas

Constragimentos obrigam paralisação das obras da estrada que vai ligar Bairro Luqembo à Centralidade do Kilamba

 Constragimentos obrigam paralisação das obras da estrada que vai ligar Bairro Luqembo à Centralidade do Kilamba

Vários constragimentos obrigaram a paralisação das obras da estrada que vai ligar o interior do bairro Luqembo à Centralidade do Kilamba, soube a redacção do KILAMBA 24 HORAS.

Um dos constragimentos é a rescisão de contrato entre a Administração do Município de Belas com  o empreiteiro que venceu o concurso público para asfaltar cinco quilómetros de estrada da rua do Sossego, por dificuldades verificadas na execução da obra.

A referida obra estava a ser a ser executada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), orçada em quatro mil milhões de kwanzas, estrada essa estrada que vai ligar a Avenida Fidel de Castro Ruz, passando pelo interior do bairro Luqembo à Centralidade do Kilamba, e foi  executada em cerca de 32%.

O projecto teve início em Novembro de 2021 e previa terminar num prazo de 12 meses.

O administrador municipal, Miguel de Almeida, culpou a empresa pelos  atrasos da execução das obras que foram paralizadas por algum período.

Face a este contratempo, o segundo ou terceiro classificados do concurso público vão entrar na corrida para a execução da obra, de acordo com o responsável.

A via está projectada para quatro faixas de rodagem (duas em cada sentido), um separador central, iluminação pública, passeio, passagem, hidráulica redes técnicas e sinais de trânsito horizontal e vertical.

O projecto faz parte de uma outra empreitada idêntica da estrada das ex-salinas agora denominada Dr. Costa Gabriel reaberta, recentemente, com cerca de oito quilómetros.

Este ano, o município de Belas executou 20 projectos do PIIM que visou a construção e ampliação de escolas, centros  de saúde e terraplanagem de vias no interior.