Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Belas ganha 3 novos projectos da saúde no plano do PIIM
O municipio de Belas ganhou no sector da Saúde três novos projectos no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que estão em pleno funcionamento, tendo como referência o Centro de Saúde Dra. Isabel Massocolo, inaugurado no dia 23 de Abril de 2021.
Segundo a directora-geral, Elisa Esteves, o centro é uma unidade de serviços primários, atende entre 50 e 80 pacientes diariamente, de patologias diversas como malária, síndrome febril e gripal, doenças diarreicas agudas e outras.
Para Elisa Esteves, o centro veio encurtar a distância percorrida pelos pacientes para os primeiros socorros. “Antes, as pessoas desta localidade eram obrigadas a se deslocar aos hospitais públicos que se encontram longe da comunidade, e, muitas vezes, agrava o estado de saúde dos doentes”, afirmou.
A munícipe Catarina Malau, moradora no Distrito Urbano da Vila Verde, disse que apesar dos centros de saúde criados por intermédio do PIIM, precisa-se de mais postos, pois ainda há relatos de pessoas que morrem a caminho do hospital mais próximo, localizado no Benfica.
O município de Belas beneficiou de uma via de comunicação, que dá acesso à rua Dr. Costa Gabriel, mais conhecida como Rua do Branco, foi reabilitada entre 2020 e 2022, com uma extensão de 7,40 quilómetros com uma faixa de sete metros no sentido ascendente e descendente, no Distrito do Morro dos Veados. É uma via que liga o bairro Mundial à via expressa Fidel Castro, promovendo a imagem do distrito e o bem-estar da população.
A este propósito, o munícipe Bruno Marcelino entende que se deve dar mais atenção a algumas zonas do município, como a Zona Verde 3. Lamentou a falta de asfalto na estrada que liga a via expressa ao bairro 40. Quando chove, disse, por ser um bairro com muita areia, os carros não conseguem fazer o trajecto e acabam por avariar e estragar na via. Quando não há chuva, os buracos e areia também danificam as viaturas.
Para Teoval Rafael, também morador do município, um plano integrado implementado numa comunidade será benéfico, quando for planeado e executado com a participação activa dos moradores. Esses planos, geralmente, visam melhorar diversos aspectos da comunidade, como infra-estrutura, serviços públicos, desenvolvimento económico e qualidade de vida. “É importante que haja uma análise cuidadosa das necessidades da comunidade e que as soluções propostas sejam sustentáveis e inclusivas, levando em consideração a diversidade de opiniões e interesses dos residentes”, sugeriu.