Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Belas entre os principais candidatos nos prêmios “Melhor Município de Angola”
O Municipio de Belas é um dos principais candidatos na primeira edição do prémio “Melhor Município de Angola”, evento que vai recompensar os projectos sociais de maior impacto nas comunidades, que acontece no dia de 10 de Agosto, às 21 horas, em Malanje.
O Prémio será atribuído nas categorias Urbanismo, Infra- Estruturas e Ordenamento do Território, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Participação Do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, Saúde e Bem-Estar, Igualdade e Inclusão, Educação e Qualificação Profissional, Boa Governação, entre outras categorias.
Um troféu, uma placa ou medalha comemorativa, atribuição de um certificado, valor monetário, não declarado, bens de apoio ao desenvolvimento municipal e menções honrosas serão entregues aos vencedores conhecidos no dia 10 de Agosto do presente ano.
Em declarações à Imprensa, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, disse que os 164 municípios se candidataram para cada uma das categorias que o prémio comporta.
Referiu que a fase das candidaturas já terminou e decorre a etapa da avaliação das mesmas, até ao mês de Julho.
Por sua vez, o jornalista Ismael Martins, realçou que a atribuição dos prémios ímpulsionará uma maior competitividade a nível dos municípios, até do ponto de vista de reputação.
Destacou que o evento é uma oportunidade para reconhecer a dedicação, ou não, dos governantes locais.
Explicou que os municípios serão avaliados por quatro categorias,nomeadamente, Classe A, B, C e D.
Disse que os municípios estão classificados por classe, de acordo o nível de desenvolvimento, por esta razão, serão encontradas formas de não colocar o município da classe A, a disputar com o da Classe D.
O Prémio Melhor Município de Angola foi aprovado ao abrigo do Decreto Presidencial no166/23 de 4 de Agosto, e visa entre outros objetivos melhorar continuamente a gestão pública dos municípios por via da promoção e valorização de iniciativas que garantam a qualidade.
A eficiência e a eficácia da acção governativa local, bem como a integridade, a boa governação e a adopção das melhores práticas de administração do território, fazem igualmente parte do objectivo do prémio