O Municipio de Belas é um dos principais candidatos na primeira edição do prémio “Melhor Município de Angola”, evento que vai recompensar os projectos sociais de maior impacto nas comunidades.
Foi feita a apresentação pública dos jurados do evento, onde vão avaliar os melhores projectos sociais e finaceiros com impacto social, a nível dos 164 municípios do país.
O Prémio será atribuído nas categorias Urbanismo, Infra- Estruturas e Ordenamento do Território, Transporte, Mobilidade e Acessibilidade, Participação Do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, Saúde e Bem-Estar, Igualdade e Inclusão, Educação e Qualificação Profissional, Boa Governação, entre outras categorias.
Um troféu, uma placa ou medalha comemorativa, atribuição de um certificado, valor monetário, não declarado, bens de apoio ao desenvolvimento municipal e menções honrosas serão entregues aos vencedores conhecidos no dia 10 de Agosto do presente ano.
Em declarações à Imprensa, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, disse que os 164 municípios se candidataram para cada uma das categorias que o prémio comporta.
Referiu que a fase das candidaturas já terminou e decorre a etapa da avaliação das mesmas, até ao mês de Julho.
Por sua vez, o jornalista Ismael Martins, realçou que a atribuição dos prémios ímpulsionará uma maior competitividade a nível dos municípios, até do ponto de vista de reputação.
Destacou que o evento é uma oportunidade para reconhecer a dedicação, ou não, dos governantes locais.
Explicou que os municípios serão avaliados por quatro categorias,nomeadamente, Classe A, B, C e D.
Disse que os municípios estão classificados por classe, de acordo o nível de desenvolvimento, por esta razão, serão encontradas formas de não colocar o município da classe A, a disputar com o da Classe D.
O Prémio Melhor Município de Angola foi aprovado ao abrigo do Decreto Presidencial no166/23 de 4 de Agosto, e visa entre outros objetivos melhorar continuamente a gestão pública dos municípios por via da promoção e valorização de iniciativas que garantam a qualidade.
A eficiência e a eficácia da acção governativa local, bem como a integridade, a boa governação e a adopção das melhores práticas de administração do território, fazem igualmente parte do objectivo do prémio
