Kilamba24horas

Belas. Chuvas põe debaixo de água vários bairros do município

 Belas. Chuvas põe debaixo de água vários bairros do município

As fortes chuvas que caiu nos últimos dias sobre Luanda, deixou vários bairros do Município de Belas inundados, casas submersas, estradas e ruas alagadas. O rasto de destruição deu-se, mormente, nas zonas construídas por cima das linhas de água e circunvizinhas das valas de drenagem.

Segundo uma ronda feita pelos jornalistas do KILAMBA 24 HORAS, logo às primeiras horas da manhã do último Domingo(27), ouviu-se o pedido de socorro vindo de populares de vários do município, com destaque para os Distritos Urbanos do Ramiros, Veados e do Kilamba, bem como dos Bairros Bita Progresso e Bita Tanque que viram as suas casas a desabarem em consequência da correnteza das águas, que arrastou consigo os electrodomésticos e mobiliários de pacatos munícipes.

Os trabalhos paliativos de desassoreamento das valas de drenagem e sarjetas de Luanda deram, mais uma vez, mostras da sua ineficácia, sobretudo quando as chuvas são fortes.

A nossa reportagem pode ainda constatar vários danos que a chuva causou nos bairros da Zona Verde-3, Macuia, Mundial, Kididi, Salina, Macuia, Jacaré-1 e 2, Cuca, Kitona, Salinas e Tombo.

Por exemplo, na Zona Verde-3, e Cabolombo, um bairro modelo em termos de autoconstrução dirigida, a maior parte das vias encontram-se  “intransitáveis”  e com ravinas em progressão.

Por sua vez, nos bairros dos distritos do Morro dos Veados e Ramiros, com ruas desestruturadas e residências construídas na sua maioria anarquicamente, a situação é muito mais grave