Kilamba24horas

Avião da TAAG com destino a Lisboa desviado para Sevilha

 Avião da TAAG com destino a Lisboa desviado para Sevilha

Um avião da TAAG que fazia a ligação aérea Luanda-Lisboa foi, na madrugada de esta segunda-feira (4), desviado para o aeroporto de Sevilha, devido à falha que afectou um radar do aeroporto da capital portuguesa.

A NAV, empresa de navegação aérea de Portugal, refere, em comunicado, que registou, ao final da madrugada, pelas 05:41, uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo que obrigou à activação das medidas previstas para situações desta natureza, “de modo a assegurar a total segurança no transporte aéreo”.

A falha no sistema ocorreu num horário com pouco tráfego, apontou a NAV. Ainda assim, por segurança, foi implementada uma limitação da capacidade de escoamento de tráfego, que provocou “alguns atrasos nas primeiras horas da manhã”.

Adicionalmente, conforme confirmou à Lusa fonte oficial da NAV, um avião da TAAG que fazia a ligação entre Luanda e Lisboa foi desviado para o aeroporto de Sevilha, Espanha.

“Apesar da falha pontual do sistema de gestão de tráfego aéreo, os procedimentos de segurança existentes para lidar com situações semelhantes garantiram que a segurança do tráfego nunca esteve em causa”, assegurou a instituição, citada pela Lusa.

O director de Comunicação da NAV, Paulo Lagarto, disse, ao Observador, que quatro voos foram afectados pela falha no radar. Garantiu, entretanto, que até ao final da manhã de ontem a situação voltaria ao normal.

Até ao momento em que falava, o porta-voz da NAV não sabia dizer o que causou a falha no radar. “Estamos a avaliar. É a primeira vez que acontece à nossa empresa. Mas devo assegurar às pessoas que voam que quando acontece este tipo de coisas existem planos de contingência bem estudados e delineados para que tudo possa correr dentro das normas tradicionais de segurança”, afirmou.

O Jornal de Angola tentou ouvir uma reacção da TAAG, mas sem sucesso. Os contactos telefónicos ao porta-voz, Carlos Vicente, não tiveram resposta.