O sector da aviação internacional deverá, este ano, recuperar os níveis de viagens registados antes da pandemia da Covid-19, atingindo os 3 por cento. A previsão é resultado de análises que utilizam grande volume de dados ou Big Data, feitas pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
A agência da Organização das Nações Unidas aposta numa recuperação total do sector com a subida do número de viagens internacionais. Segundo a ICAO, a recuperação acontecerá na maioria das rotas no primeiro trimestre.
Após três anos consecutivos de perdas, a organização acredita que as companhias aéreas retornem à lucratividade operacional no último trimestre de 2023. E que a procura de passageiros aéreos por viagens em 2024 seja mais forte, cerca de 4 por cento superior à de 2019. A rápida recuperação já estava a acontecer em 2022, quando o número de passageiros aéreos aumentou cerca de 47 por cento em relação ao ano anterior. No mesmo período, as empresas aéreas tiveram um crescimento de 70 por cento na receita, puxado pelas rotas internacionais.
Em termos de receita anual de passageiros das companhias aéreas, a ICAO observou uma alta estimada em 50 por cento de 2021 a 2022.
A ICAO ressalta que o número de aeronaves comerciais em serviço em 2022 reflecte a recuperação geral do tráfego, com as estimativas actuais de 75 por cento dos níveis pré-pandémicos.
No ano passado, os pedidos e entregas de aeronaves dos principais fabricantes Airbus e Boeing cresceram 53 por cento para encomendas e 20 por cento para entregas, em comparação ao ano anterior.
As compras em 2022 superaram o patamar de 2019, indicando a recuperação da demanda de aeronaves.
Transporte de carga
As estimativas actuais para carga aérea em 2022 reflectem os níveis de 2021, embora ainda mostrem um pequeno crescimento em comparação com o nível pré-pandémico.
A expectativa é de um ritmo de crescimento da carga aérea menor em 2023, devido à desaceleração da economia global.
Entretanto, a longo prazo, a tendência é que haja um forte aumento no sector de aviação internacional.
