Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Arena Kilamba prepara-se para acolher Campeonato Nacional de jiu-jitsu brasileiro
A Centralidade do Kilamba, propriamente a Arena do Kilamba, prepara-se para acolher, a partir das 9h, de sexta-feira a domingo, o Campeonato Nacional de jiu-jitsu brasileiro “Luanda Kumosi”.
No total, estarão em prova 413 atletas a representar as equipas de Benguela, Cunene, Luanda (anfitrião), Huíla e Malanje.
A competição considerada, também, de grande festival de jiu-jitsu brasileiro foca-se na troca de experiências entre praticantes de diversos escalões de todas províncias onde é desenvolvida a modalidade.
O mestre Brett Alexandre de Carvalho disse ao Jornal de Angola que em disputa estão as categorias de faixa branca, roxa, castanha e preta desde os infanto-juvenis aos masters, porém só terão direito ao prémios os atletas vencedores nas categorias absolutas.
Para si, isto reflecte a necessidade de se profissionalizar a modalidade no país.
Por isso, sustentou que as premiações nestas competições sirvam para incentivar os atletas a ganharem o gosto pelo jiu-jitsu.
No sector feminino, constatou, ainda, que o número de praticantes ainda é baixo.
O jiu-jitsu brasileiro é uma ferramenta de inclusão social que além de servir como auto-defesa “reeduca a nossa sociedade”, acrescentou.
Salientou, igualmente, a importância da modalidade ser praticada nas instituições de ensino públicas e privadas.
Brett Alexandre de Carvalho concluiu, ainda, que os torneios de abertura do ano denominados “Open Benguela” e do final de ano “Mundial das Acácias” são as duas maiores competições que acontecem em Benguela e que no próximo ano ocorrerá a 4.ª edição do Open Benguela em ambos sexos.
Além disso, Benguela tenciona organizar quatro campeonatos, sobretudo na sede do município e no Lobito.