Kilamba24horas

Administradores distritais de Belas destacam valências do projecto Simplifica

 Administradores distritais de Belas destacam valências do projecto Simplifica

As valências do projecto Simplifica na desburocratização da administração pública, através da resposta célere aos interesses do cidadão, foi destacado, esta quinta-feira, pelos administradores dos distritos do Kilamba, Cabolombo, Morro dos Veados, Barra do Cuanza, todos afecto ao município de Belas.

Falando em entrevista ao KILAMBA 24 HORAS, os responsáveis distritais afirmaram tratar-se de um projecto que veio encurtar as distâncias no momento da emissão de documentos fundamentais, que seja do domínio da formação, quer seja no domínio da criação de empresas.

Consideraram que a fusão documental num só processo constitui uma das principais valência do projecto Simplifica, facto que poderá ajudar a população estar mais presente nos programas de desenvolvimento social e económico.

Para o Administrador da Barra do Cuanza, com o projecto Simplifica a população irá resolver, com mais com rapidez, os seus interesses e encurtar a distâncias na tramitação documental necessária para qualquer serviço da administração pública.

Lembrou que o projecto Simplifica prevê, entre outros, a anulação da obrigatoriedade do talão do recenseamento militar que passa a ser uma responsabilidade do Estado e a eliminação do atestado de residência substituído pelo Cartão do Munícipe.

Já o Administrador do Cabolombo, frisou trata-se de uma nova modalidade processual que facilitará a legalização, de forma rápida, das pequenas e médias empresas, com foco na promoção do crescimento social e económico.

Por sua vez, o Administrador de Belas disse que o projecto Simplifica foi pensado para satisfazer as necessidades da população e, ao mesmo tempo, reduzir os “instrumentos burocráticos” na administração pública.

Disse que para o sector comercial instituiu um alvará único com prazo ilimitado de validade, contrariamente, ao anterior renovável em cada cinco anos, uma medida que visa dar maior autoridade legal dos empresários.

Trata-se de um projecto mais integrado e inclusivo que permite a fusão documental para a redução dos serviços burocráticos e aproximar os administrativos juntos à população, num ambiente eficiente e rápido.