Kilamba24horas

Administração do Kilamba reforça acções contra a epidemia de cólera

 Administração do Kilamba reforça acções contra a epidemia de cólera

A Administração Municipal da Saúde do Kilamba realizou recentemente uma campanha de sensibilização e prevenção contra a cólera, reforçando a distribuição de hipoclorito (desinfectante para limpeza) e promoção de palestras educativas junto da comunidade.

Em declarações à imprensa, o director municipal da Saúde, Bruno Mambo, explicou que a acção faz parte do esforço contínuo para aproximar os Serviços de Saúde à população, visando reforçar a prevenção e o combate à cólera.
“Estamos para promover a saúde, ajudar os munícipes a adoptarem práticas seguras no tratamento da água e na higiene pessoal, prevenindo não só a cólera, mas também outras doenças transmitidas por contaminação hídrica, como a amebíase (infecção causada por transmissão fecal-oral) e a giardíase (infecção causada pelo consumo de água e alimentos contaminados)”, disse.
A iniciativa visa, essencialmente, sensibilizar a população sobre a importância da higiene e do tratamento da água como medidas básicas para evitar doenças de origem hídrica.
Durante a acção, o responsável explicou que foram distribuídos, também, comprimidos purificadores para a água, com a recomendação de um comprimido para cinco litros e quatro comprimidos para 20 litros.
“Se tratarmos a água correctamente e adoptarmos boas práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente, desinfectar frutas e verduras, estaremos não só a prevenir a cólera, mas também outras doenças intestinais”, sublinhou.
Bruno Mambo garantiu que as campanhas de prevenção continuarão a ser realizadas nos diferentes bairros da cidade, particularmente sobre a importância do saneamento básico e do consumo de água tratada.
Por sua vez, Miguel Vimpe, presidente do Conselho de Moradores do sector “Progresso 1”, enalteceu a iniciativa e apelou à colaboração de todos na mobilização da Administração Municipal da Saúde.
“Estamos gratos por esta interacção, que veio educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da higiene. Se tivermos bons princípios de higiene, podemos evitar várias doenças”, disse.