Kilamba24horas

Administração de Belas demole mais de 100 casas no Miradouro da Lua

 Administração de Belas demole mais de 100 casas no Miradouro da Lua

A Administração Municipal de Belas realizou uma operação para remover vários casebres irregulares localizados no perímetro do Miradouro da Lua. Segundo informações obtidas pelo KILAMBA 24 HORAS, essa ação foi realizada após várias reuniões com os supostos proprietários, onde foi constatado que as casas não estavam em conformidade com os requisitos administrativos estabelecidos.

Duas senhoras, que alegam terem perdido todos os seus bens, contestam as alegações da Administração, afirmando que suas casas eram legais. No entanto, de acordo com um comunicado ao qual nossos jornalistas tiveram acesso, a Administração de Belas enfatizou que a construção em locais impróprios é uma violação administrativa e os munícipes podem ser responsabilizados por essa transgressão.

“Não existe humanismo com esse pessoal da Administração. Nós somos camponeses e somos donos destas terras. É muito triste Administração se comportar assim”, disse a anciã Luisa Matoso que perdeu tudo com a demolição da sua casa.

Já um outro municipe afectado, que preferiu o anonimato, disse que “com essas construções as nossas famílias estão a ficar sem um teto. Aqui tem crianças, idosos e mulheres que precisam de muita atenção”, frisou.

Além disso, mais de 100 casas foram demolidas esta semana devido a litígios de terras na barra do Kwanza, no município de Belas. A Administração local assegurou que irá realojar e apoiar as famílias afetadas por essa medida.

A remoção desses casebres irregulares visa garantir a segurança e a ordem urbanística na região, além de preservar áreas de interesse ambiental e turístico, como o Miradouro da Lua.