Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Reserva Estratégica Alimentar vai assegurar preços justos
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, disse, terça-feira (21), em Luanda, que com a entrada da Operacionalização da Reserva Estratégica Alimentar (REA) está assegurada uma melhor oferta de bens alimentares a preços justos e equilibrados reduzindo o custo de vida da população.
Victor Fernandes que falava no acto oficial de arranque da Reserva Estratégica Alimentar ressaltou que, como resultado da actuação da REA, os agentes e operadores de distribuição alimentar no mercado nacional vão adquirir e disponibilizar produtos da cesta básica a preços de referência internacional melhorando a qualidade das famílias angolanas.
O titular da Indústria e Comércio fez saber que a operação vai colocar de imediato no mercado, já nesta primeira fase, até 354.000 toneladas de alimentos, aumentando progressivamente até chegar às 520.000 toneladas.
“Nesta primeira fase de arranque os produtos a disponibilizar são o açúcar, em sacos de 50 kg, arroz, em sacos de 25 kg e coxa de frango, em caixas de 10 kg”, destacou.
Com esta iniciativa, referiu, o Estado angolano pretende reforçar as políticas e instrumentos de apoio dos operadores que intervêm no mercado alimentar, visando uma redução de até 5% dos preços para o consumidor final.
“Para além das suas funções de estabilização e regulação de preços de bens alimentares a REA será, igualmente, um mecanismo de fomento da produção nacional agindo como comprador do stock dos produtores de cooperativas organizadas e agricultores comerciais”, prosseguiu.