Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Sonangol produz 95% dos lubrificantes
A Sonangol produziu, no ano passado, 95 por cento dos produtos de lubrificantes comercializados no país, uma capacidade que deu apenas cinco por cento de margem para a importação desses derivados do petróleo em 2021.
No ano passado, foram produzidas aproximadamente 6.700 TM, representando os 95 por cento dos produtos vendidos e o défice de cinco por cento correspondeu a uma gama, considerada de especial adquirida por importação por esta firma angolana.
Segundo uma comunicação da sociedade nacional de combustíveis, Ngol é a marca de lubrificantes da Sonangol e tem à sua disposição produtos para automóveis e motociclos (auto), para actividades e ou equipamentos marinhos e para indústrias.
Ao contrário dos lubrificantes, o volume das importações de combustíveis, em 2021, foi de aproximadamente 67 por cento; e o de aquisições de combustíveis foi de cerca de 3,7 milhões de TM de produtos, com o gasóleo a representar 48 e a gasolina 31 por cento.
Do total do combustível produzido localmente (33%), a Refinaria de Luanda, actualmente em obras de ampliação, forneceu 30 por cento, o Topping de Cabinda (3%), enquanto os 67 por cento em falta foram cobertos com recurso à importação. O documento atesta, ainda, que a importação de gasóleo e gasolina representou um custo anual de aproximadamente 1,750 mil milhões de dólares.