A entrada em funcionamento, ainda dentro do mandato do actual Governo, dos sistemas de abastecimento do Bita no Municipio do Kilamba vai beneficiar mais de três milhões e 500 mil habitantes da capital do país, consta dos projectos prioritários do sector da Energia e Águas, afirmou o ministro João Baptista Borges.
O governante, que falava à imprensa no termo do evento que marcou o Dia Mundial da Água, decorrido na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Kikuxi, em Viana, avançou que, actualmente, a capacidade bruta de água é de 600 mil metros cúbicos, com uma disponibilidade de 400 mil, sendo que os outros 200 mil estão em fase de recuperação nas mesmas instalações.
“O nosso grande desafio é resolver o abastecimento de água em Luanda, porque é aqui onde temos mais de um terço da população angolana e, igualmente, onde há insuficiência significativa de mais de 50 por cento de pessoas que não se abastece da água da rede pública”, sustentou.
A nível de outras províncias, referiu, decorrem igualmente projectos semelhantes, embora com capacidades inferiores, tendo em conta os níveis demográficos, com destaque para as cidades de Ndalatando e Saurimo, nas províncias do Cuanza-Norte e Lunda-Sul.
João Baptista Borges condenou a onda desordenada de construções em vários pontos do país, o que tem colocado obstáculos no curso normal dos rios.
