Os Palancas Negras iniciaram, quarta-feira(01), com a qualificação para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações, no próximo ano, na Côte d’Ivoire, com vitória diante das Feras do Baixo Oubangui da República Centro Africana (RCA), por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
A partida foi pontuável para a primeira jornada do Grupo E. Foi um triunfo de “cambalhota” de uma desvantagem da Selecção Nacional de Honras de uma bola a zero, até ao intervalo da partida.
O golo de Samuel Nlend, aos 31 minutos, foi antecedido de um erro dos defensores angolanos, que ficaram parados a reclamar o controlo da bola do opositor fora do recinto de jogo, mas o árbitro moçambicano não atendeu ao pedido dos anfitriões.
Depois de um início brilhante sobre o adversário, os Palancas Negras esbanjaram algumas oportunidades para marcar, porque houve falta de concentração e eficácia dos atacantes.
A primeira oportunidade aconteceu, quando Gelson Dala foi antecipado por um defensor da RCA, que afastou a bola para canto, após assistência de Hélder Costa. Num outro lance, Kialonda Gaspar acertou a bola no travessão da baliza da RCA.
Durante a partida, o ‘capitão’ Fredy desperdiçou uma grande penalidade, que daria o empate, rematando a bola ao lado do poste direito da baliza à guarda do guarda-redes Kolinga Alladoum.
MBala N’Zola, que entrou na segunda metade, apontou o golo da igualdade na sequência de pontapé de canto, após falha defensiva do adversário. Depois, Gelson Dala, numa jogada individual, marcou o tento do triunfo.
As substituições efectuadas pelo técnico Pedro Gonçalves surtiram o efeito desejado para melhorar a manobra ofensiva do conjunto.
Ao contrário da edição passada, para as eliminatórias do CAN’2022, disputado nos Camarões, onde os angolanos foram afastados, por 1-4, diante da similar da Gâmbia, os Palancas Negras começaram com triunfo a primeira jornada da prova.
As Feras do Baixo Oubangui, por seu lado, apresentaram-se com um conjunto viril, combativo e, algumas vezes, violento. Foram muito faltosos durante a partida, com o árbitro Celso Armindo Alvacao a efectuar uma péssima exibição.
Treino
Os Palancas Negras treinam hoje, às 16h30, nas instalações da Academia de Futebol Clube de Angola (AFCA), no Morro Bento, visando o jogo com os Escorpiões de Madagáscar, domingo à tarde, no Estádio Municipal de Mahamasina, na cidade de Antananarivo, referente à segunda jornada do Grupo E.
Nesta preparação, o técnico Pedro Gonçalves vai recuperar o grupo para a manutenção da condição física dos jogadores e melhorar a qualidade táctica da partida.
Antes da viagem, amanhã, para a cidade de Antananarivo, a Selecção Nacional de Honras volta a trabalhar, às 9h30, no Morro Bento, com realce para a afinação dos princípios de jogo, bem como os processos defensivos e ofensivos.
Para a mesma ronda, as Feras do Baixo Oubangui enfrentam, também no domingo, às 15h00, os Black Stars do Ghana, no Estádio Nacional 11 de Novembro.
