O Município de Belas tem apenas 7 pedonais, o que na opinião dos municípes é muito pouco, sendo que muitas delas estão com pilares roídos pela erosão, furos enormes nas suas estruturas, amontoados de lixo e fezes.
Segundo uma ronda feita pela redacção do KILAMBA 24 HORAS, as mesmas pedonais têm um cheiro enjoativo à urina, venda ambulante, poças de água e outros obstáculos e no período nocturno, ganham outra dimensão, com o registo de assaltos, por falta de iluminação.
“É preciso que se tomem medidas urgentes para a preservação destas importantes infra-estruturas sociais e económicas”, disse Amélia Faustino, moradora da Centralidade do Kilamba, em entrevista a nossa reportagem.
Pelo que podemos constatar, um passo em falso, em muitas dessas estruturas metálicas, pode ser fatal, devido a alguns buracos na base. É, seguramente, um perigo à vista.
Os munícipes clamam por socorro e pedem por uma intervenção imediata das autoridades competentes, para se evitar danos maiores a qualquer instante.
As pedonais servem apenas para peões, pelo que é proibida a circulação de motociclistas. Mas, a realidade é completamente diferente. Os moto-taxistas, visando encurtar distâncias, fazem-no a seu bel-prazer, colocando em perigo a vida dos cidadãos.
De informar que todas as 8 pedonais do Município de Belas, uma das quais inoperante, são partilhadas com o município do Talatona. Deste número, quatro estão em bom estado de conservação e três razoáveis, sendo que a iluminação existe apenas em uma e seis com o sistema totalmente vandalizado.
