Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Moradores pedem mais espaços verdes na Centralidade do Kilamba

Dos 26 quarteirões existentes no Distrito Urbano do Kilamba, apenas dois têm o espaço verde bem tratados e de acordo ao padrão do meio ambiente, informou, segunda-feira, em Luanda, a administradora-adjunta do Kilamba, Felisbina Ferreira, que considera a situação preocupante.
Para alterar o quadro, a administradora-adjunta disse ser necessário um maior trabalho de sensibilização com os moradores da centralidade, para que estes passem a cuidar do lixo devidamente, bem como tratar dos espaços verdes que têm ao arredor dos edifícios.
O objectivo, adiantou, é incentivar a criação de mais espaços verdes. “O Distrito do Kilamba começou ontem, uma campanha de plantação de árvores de acácias e frutos, lançada por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, que se assinala hoje”.
O acto de plantar árvores, foi antecedido por uma cerimónia de entrega de prémios aos três primeiros classificados do concurso “Árvore de Natal Ecológica”, o primeiro do género a ser realizado a nível nacional.
A administradora-adjunta do Distrito Urbano do Kilamba destacou que a preservação do meio ambiente é fundamental e importante, principalmente quando se aprende, desde cedo, na escola. “Pretendemos devolver o verde aos munícipes do Kilamba”.
O director de Marketing da empresa Stylus, Eduardo Lobato, disse que desde o ano passado têm participado em acções de preservação do meio ambiente, tendo já passado pelos municípios de Viana e Talatona e no Distrito Urbano do Kilamba.
Até ao momento, realçou, com o apoio da Stylus já foram plantadas mais de 200 árvores, nestes locais.
O interlocutor considera necessário agir, além de falar apenas, porque a preservação do ambiente evita a deposição de lixo na rua e sobretudo a transmissão de doenças.
Uma das meninas do grupo que se consagrou primeiro classificado do concurso “Árvore de Natal Ecológica”, Ariel Agostinho, de 9 anos, disse que a árvore foi feita antes do Natal. Os vencedores usaram materiais reciclados, como copos descartáveis. “O ambiente deve ser limpo e conservado, por isso, é importante a reciclagem”, considerou.
Aline Albino, de 9 anos, foi a segunda classificada do concurso, para quem a experiência foi boa, porque aprendeu a tratar bem do meio ambiente. A árvore Ecológica feita pelo grupo usou cartolina e papel higiénico. “Não devemos sujar o meio ambiente, cuidar sempre dele, por ser importante para o futuro”.
Pedro Caculo, de 12 anos, o terceiro grupo classificado, disse gostar do meio ambiente e prometeu passar a plantar mais árvores.