Os moradores do bairro conhecido como Mundial do Benfica, no município de Belas, levantaram novas denúncias sobre a falta de condições básicas de vida, apelando por uma intervenção urgente das autoridades.
Segundo relatos, o bairro cresceu rapidamente, mas sem qualquer infraestrutura pública que acompanhe esse desenvolvimento. Estradas degradadas, ausência de escolas, hospitais, energia da rede pública e água potável são algumas das dificuldades enfrentadas diariamente pela população.
Na chamada Padaria das Eleições, como muitos locais da zona são conhecidos, a situação não é diferente. “Aqui dificilmente se usa roupas brancas, por pena de não chegar ao serviço sujo. Viajamos em carrinhas que, no código de estrada, é proibido transportar passageiros”, denunciou um morador.
A frustração dos residentes vai além da falta de serviços básicos. Eles afirmam estar cansados de promessas políticas que nunca se cumprem. “Senhores governantes, não normalizem o anormal. Vocês podem fazer melhor. O país tem dinheiro e recursos suficientes para construir uma Angola melhor”, desabafou outro munícipe, comparando a realidade vivida pela população com os apoios concedidos recentemente a atletas de basquetebol.
Os moradores pedem que os administradores, governadores e demais responsáveis deixem de se basear apenas em relatórios e passem a constatar a realidade no terreno. “Vamos evitar criar grupos de bajuladores, isso impede o crescimento da sociedade. O bajulador nunca terá coragem de dizer a verdade porque o interesse dele é agradar o chefe para ter benefícios pessoais”, concluiu um dos denunciantes.
A comunidade exige, com urgência, estradas transitáveis, escolas, hospitais e serviços básicos que garantam dignidade aos milhares de habitantes que ali residem, apelando também para maior fiscalização e inclusão da sociedade civil no processo de governação local.