Vários moradores da Centralidade do Kilamba manifestaram descontentamento com a qualidade do trabalho de limpeza urbana realizado pela empresa VISTA, responsável pela recolha de resíduos e manutenção dos espaços públicos na cidade.
De acordo com os munícipes, a empresa precisa adotar metodologias de limpeza mais modernas e eficientes, com recurso a equipamentos mecanizados, como carros de varrição e máquinas de corte de relva, de forma a melhorar a qualidade dos serviços e preservar o asfalto das avenidas.
“A limpeza está a ser feita de forma muito precária. O corte do capim é mal feito, ficam sempre falhas, e o lixo demora a ser recolhido. O Kilamba merece um serviço à altura da sua dimensão e importância”, afirmou um morador do Quarteirão H.
Os residentes recordam que, em vários pontos da cidade, é possível observar acumulação de lixo nos passeios, ervas altas nas bermas das estradas e resíduos espalhados junto aos contentores, o que compromete a higiene e a imagem urbana do município.
“A VISTA deve modernizar o seu trabalho. Hoje em dia, existem máquinas de varrição que limpam melhor, protegem o asfalto e reduzem o esforço humano. É preciso inovar e não continuar com métodos ultrapassados”, defendeu outro morador.
As Comissões de Moradores reforçam o apelo à Administração Municipal do Kilamba para que exija da empresa VISTA um plano de melhoria operacional, incluindo equipamentos mecanizados e equipas técnicas bem treinadas, garantindo uma limpeza eficaz e contínua em todos os quarteirões.
“A cidade está a crescer e o serviço de limpeza tem de acompanhar esse crescimento. Queremos ruas limpas, jardins bem cuidados e um ambiente saudável para as nossas famílias”, sublinhou um representante comunitário.
Os moradores lembram ainda que uma cidade limpa reflete civismo, organização e qualidade de vida, e que a manutenção dos espaços públicos deve ser uma prioridade conjunta entre a Administração e a empresa prestadora de serviços.