Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Ministério e professores continuam sem acordo
Um mês depois da paralisação das aulas nas instituições do Ensino Superior público, o Ministério de tutela e o Sindicato dos Professores continuam sem chegar a um acordo em relação à data do retorno das actividades lectivas.
Essa informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, durante um encontro com líderes de associações estudantis.
Explicou que as negociações com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior estão a decorrer com intermitência, uma vez que, no passado dia 28 de Janeiro, o Ministério apresentou as razões que impedem o cumprimento das reivindicações salariais, mas salientou que as reacções da outra parte não foram boas.
“Neste momento, as negociações estão paradas, podendo ser retomadas apenas quando o Ministério tiver algum desenvolvimentos no que toca às matérias salarias”, frisou Eugénio Silva.
Apesar desse impasse, o secretário de Estado garante que o Ministério está atento às preocupações apresentadas pelo Sindicato. Por isso, pediu um pouco de mais compreensão, paciência e racionalidade na tomada de decisões por parte dos professores, tendo em conta que a greve não afecta apenas a vida dos estudantes mas, também, a gestão das instituições e o dia-a-dia dos próprios docentes.
Ontem, durante três horas, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, esteve reunido com os líderes das associações estudantis, com vista a ouvir deles algumas preocupações relacionadas com a greve dos professores.
Das preocupações apresentadas, constam os efeitos da greve no cumprimento do calendário académico e na realização de actividades dessas associações, além da falta de docentes em muitas unidades orgânicas das Universidade Agostinho Neto (UAN) e da Universidade de Luanda.
Eugénio Silva referiu que essas questões já estão a receber tratamento adequado quer pela reitoria da UAN, quer pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, no sentido de se encontrar uma alternativa, enquanto se aguarda a abertura do concurso público de admissão de novos docentes para a carreira universitária.