Doze mil e 416 crianças do ensino primário do município de Belas, em Luanda, vão beneficiar, este ano, de merenda escolar, anunciou hoje, segunda-feira, o director municipal da educação, Levitico Quiala.
Em declarações à ANGOP, o responsável sublinhou que a merenda escolar, que visa estimular a capacidade de aprendizagem dos alunos, garantir a formação e desenvolvimento equilibrado, será composta por sandes, leite, bolachas e frutas.
“Vamos distribuir a merenda escolar, apesar das dificuldades das empresas de transporte dos lanches, em função do estado das vias de acesso até os estabelecimentos escolares, principalmente quando chove”, salientou.
A merenda escolar visa, igualmente, contribuir na diminuição do atraso à escola, insucesso, abono escolar e abrange estabelecimento do ensino primário publico dos distritos urbanos onde as comunidades enfrentam algumas dificuldades para suprir as necessidades nutricionais das crianças.
No município de Belas, quatro mil e 763 alunos matriculados em 18 escolas do ensino primário, de iniciação a sexta classe, estão a beneficiar, neste ano lectivo, da merenda escolar. A circunscrição conta com 23 escolas primárias frequentadas por 17 mil crianças.
O sistema do ensino de base no município de Belas, conta com 68 mil alunos, distribuídos por 63 escolas públicas e 120 privadas.
Integram a circunscrição, a comuna da Barra do Kuanza, distritos urbanos do Kilamba, Quenguela, Cabombo, Vila Verde, Morro dos Veados e Ramiros
