A primeira ronda da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada nos dias 15, 16 e 17 de Agosto, superou as expectativas no Município do Kilamba. Mais de 20 mil crianças, dos 0 aos menores de 5 anos de idade, foram imunizadas, ultrapassando a meta inicialmente estabelecida.
A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, contou com a mobilização da Direcção Municipal de Saúde do Kilamba, que distribuiu equipas formadas para percorrer ruas e bairros do município, garantindo que nenhuma criança ficasse de fora.
Segundo as autoridades locais, a campanha tem como objectivo proteger as crianças contra a poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia irreversível.
Apesar do sucesso da primeira ronda, as equipas continuarão no terreno. Amanhã, terça-feira, estarão disponíveis postos fixos e algumas brigadas móveis para vacinar crianças que, por diferentes motivos, não foram atendidas durante os três dias principais da campanha.
Moradores do Kilamba destacam a importância da ação.
“Fiquei muito feliz ao ver as equipas passarem no meu bairro. Trouxe a minha filha de dois anos para vacinar porque sei que esta doença pode ser muito grave”, afirmou Ana Domingos, residente do bloco W9.
Outro morador destacou o empenho das brigadas de saúde:
“Mesmo debaixo do sol, eles foram incansáveis. Isso mostra compromisso com a saúde pública”, disse Joaquim Pedro, pai de três crianças vacinadas.
A campanha de vacinação contra a poliomielite prossegue em todo o país e, no Kilamba, as autoridades de saúde apelam às famílias para garantirem que todas as crianças recebam as gotas que salvam vidas.
