Arrancou esta Sexta-Feira(02) no Municipio do Kilamba uma campanha de vacinação animal, em uma campanha com duração de 12 dias, promovida pela Comissão Multissectorial e coordenada pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF).
A informação foi avançada pela médica veterinária Iracelma Machado, do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV).
Iracelma Machado informou que, para o efeito, foram mobilizadas e constituídas 655 equipas em todo o país, totalizando 1.637 brigadistas, que serão distribuídos pelos 326 municípios e 378 comunas do país, correspondendo a 21 províncias, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA)
A médica informou que os postos fixos de vacinação foram colocados nos departamentos provinciais, administrações municipais e comunais, igrejas e escolas, com o intuito de atingir a cobertura traçada pela Comissão Multissectorial.
Segundo a responsável, no período entre 2007 e 2024, o país registou 200 óbitos por raiva, em consequência de mordeduras de animais. A intenção, segundo a profissional do ISV, é cortar o ciclo de transmissão do vírus da raiva de um animal para o outro e, consequentemente, para o ser humano, apelando à população a aderir aos postos de vacinação para que se atinjam os êxitos preconizados.
Além da campanha nacional, a médica veterinária revelou que, entre Janeiro e Dezembro, têm sido realizadas acções de vacinação de rotina nos postos fixos instalados nas administrações municipais. Na campanha nacional realizada no ano passado foram vacinadas 1.640.620 animais.