A Centralidade do Kilamba é uma das principais zonas em Luanda onde se registam mais acções de vandalização dos equipamentos da ENDE, segundo o presidente do Conselho de Administração da empresa, Hélder de Jesus.
Em entrevista a ANGOP, o PCA informou que os malfeitores retiram as cantoneiras, as linhas e as torres, bem como que o vandalismo tem mais incidência na rede de iluminação pública.
Hélder de Jesus declarou que as instituições públicas se destacam entre o elevado número de devedores.
Para além da dívida acumulada dos clientes, a situação é agravada pelas perdas comerciais, muitas delas fora do controlo da empresa, bem como pela má facturação ou subfacturação.
Independentemente desse quadro ‘negro’, a empresa, segundo o responsável, tem levado energia eléctrica a mais famílias angolanas, através da expansão da rede de distribuição.
Neste contexto, destaca-se a inauguração de infra-estruturas afins em vários municípios do país, que se livraram dos geradores e, consequentemente, dos elevados custos com a aquisição de combustíveis e manutenção.
Noutro plano, foi possível interligar alguns municípios ao sistema principal.
Na entrevista, o gestor fala dos caminhos a seguir para se sair da crise e dos planos em curso para que a energia eléctrica chegue a mais famílias pelo país.
