Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Governo prevê formar 40 mil profissionais de saúde
![Governo prevê formar 40 mil profissionais de saúde](https://kilamba24horas.ao/wp-content/uploads/2023/10/1_587656279652279c526acb.jpg)
O secretário de Estado para a Área Hospitalar disse, sábado, em Luanda, que vão ser formados, a partir do próximo ano, 40 mil profissionais de Saúde, em diversas especialidades médicas.
Leonardo Inocêncio, que falava na abertura das V Jornadas Técnicas e Científicas de Medicina Dentária, na Escola Nacional de Administração de Políticas Públicas, disse que o objectivo é reduzir o défice que se regista actualmente e melhorar os níveis de atendimento aos pacientes.
Durante a sua intervenção, explicou que, entre 2017 e 2022, foram construídas 270 unidades sanitárias, para atender as necessidades, com destaque para os serviços de Medicina Dentária.
O secretário de Estado para a Área Hospitalar manifestou interesse em ver modernizadas as técnicas de curativo e as acções de prevenção e combate à cárie dentária e outras doenças do fórum dentário nas comunidades.
Explicou que, apesar da especialização em Medicina Dentária ser nova no país, os indicadores são animadores. O governante assegurou que o país pode se orgulhar pelos avanços que se têm registado em termos de atendimento aos pacientes. “Estamos a falar da construção de unidades sanitárias, formação de recursos humanos em diferentes áreas, com realce para a Medicina Dentária”.
Por outro lado, lembrou que, além da construção de infra-estruturas, o Executivo tem estado a apostar na formação de quadros, bem como na valorização do capital humano.
Por outro lado, o chefe de Serviço de Medicina Dentária da Clínica Sagrada Esperança, Júlia Sá de Viegas, disse que o objectivo das V Jornadas Técnicas e Científicas de Medicina Dentária é partilhar conhecimentos sobre saúde oral.
Além de especialistas angolanos, as jornadas científicas contaram com a participação de técnicos portugueses, tendo sido abordados aspectos ligados à saúde bucal, tumores da região maxilo-facial, estabilidade primária do paciente, implante dentário, medicina dentária digital, lesões de origem odontogênica, diagnóstico e tratamento cirúrgico e não cirúrgico.