Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Faculdade de Artes sem abertura de novos cursos nos próximos tempos
A Faculdade de Artes, criada em 2020 e que tem as suas instalações na centralidade do Kilamba, não terá abertura de novos cursos nos próximos tempos, visto que a mesma “exige estudos aturados, não isoladamente, mas com maior incidência, e olhar rigoroso, sobre as saídas profissionais no mercado de emprego”, segundo Simão Soneca, Chefe de Departamento de Comunicação Institucional da Universidade de Luanda.
De acordo com o docente, os cursos actuais na referida instituição de ensino são tendo como base os interesses pessoais e profissionais dos estudantes nacionais, pelo que o acréscimo de novos cursos na Faculdade ainda não é uma prioridade.
Anteriormente designado por Instituto Superior de Artes (ISARTE), a Faculdade de Artes forma artistas nas modalidades de Artes Visuais, Design de Moda, Música (opção Canto Lírico) e Teatro, tendo lançado no mercado mais de 50 licenciados, desde 2019, segundo o que a redacção do KILAMBA 24 HORAS apurou.
Como critérios de admissão, exige-se que os candidatos tenham o ensino médio concluído, quer na vertente artística ou noutra área de formação. Após a inscrição, os candidatos são submetido aos exames teórico e práticos na especialidade do curso pretendido. A parte teórica integra Português, História das Artes e Cultura Geral.
A vocação da Faculdade de Artes é formar artistas. Além disso, admite que, em função do plano curricular aprovado pelo Decreto Executivo 584/17, de 4 de Outubro, os estudantes formados em Artes estão habilitados para trabalharem nos diversos sectores ministeriais do país, permitindo que os mesmos leccionem na instituição após a conclusão da licenciatura.
A Faculdade de Artes integra a Universidade de Luanda, criada sob Decreto Presidencial 285/20, de 29 de Outubro, conjugado com o Despacho 284/20, de 24 de Dezembro, sobre a extinção do Instituto Superior de Artes (ISARTE).