Cerca de 200 milhões de dólares serão investidos nas províncias da Lunda Sul e Moxico, para a criação de polígonos florestais, exploração de madeira e apoio aos empresários ligados ao sector, no âmbito da cooperação entre Angola e Turquia.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo secretário de Estado para os Recursos Florestais, André Moda, no final do encontro de concertação com os órgãos de Defesa e Segurança da referida região, membros do Governo, associação de madeireiros e empresários ligados a área.
Na ocasião, o responsável fez saber que empresários da Turquia, Portugal e Alemanha, já manifestaram interesse em investir na criação de polígonos florestais, exploração da madeira e em outras áreas do sector, nas referidas províncias.
André Moda considerou fundamental que os empresários ligados ao sector se organizem e legalizem as suas actividades junto das instituições de tutela, bem como do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), para merecerem parcerias e estarem preparados para receberem os investidores.
Por seu turno, o presidente da Associação dos Industriais de Angola na Lunda Sul, Ernesto de Sousa, disse que o investimento é uma mais-valia para a região, visto que permitirá alavancar o sector, que muito carece de apoios na circunscrição.
“(….) Este investimento vai permitir também criar mais postos de trabalho para os jovens e ajudar empresários que procuram enveredar nesta área, e na obtenção de experiência para os empreendedores primários que pretendem investir na exploração da madeira”, frisou.
A província da Lunda Sul está situada a Norte do país e faz parte da floresta tropical de Miombo, composta por várias espécies e planícies com alguma vegetação herbácea. É uma floresta arenosa com predominância para as espécies como “brachystegia” e “jubrilinea” de pequeno e grande valor económico.
Na referida floresta, encontra-se algumas espécies procuradas no mercado nacional e internacional como a Muxi, Mutete, Sanga, Girassonde, Mumanga e Mulombe.
Depois da Lunda Sul, o secretário de Estado, André Moda, deslocou-se para o Moxico trabalha neste momento na província do Moxico.
